Acompanhamento de conclusão no Moodle

Em uma variedade de contextos, as representações visuais de progresso no Moodle auxiliam a gestão e contribuem para a motivação dos estudantes conforme eles se aproximam de sua meta.

Um dos requisitos mais comuns e crucial para o(a) professor(a) é o acompanhamento do progresso de seus estudantes. No Moodle, a funcionalidade que auxilia neste processo é conhecida como “Acompanhamento de conclusão”.

O acompanhamento de conclusão permite ao professor definir um conjunto de critérios ao configurar uma atividade. Se o estudante atender aos critérios previamente estabelecidos, um indicativo de conclusão será apresentado na forma de ícones de conclusão.

Ícones de conclusão das atividades

Baseado em critérios de conclusão manual (quando o estudante é o responsável por sinalizar a conclusão) ou conclusão automática (quando o sistema computa a conclusão de acordo com um conjunto de regras previamente estabelecidas), a conclusão individual de cada atividade é visualmente representada pelo conjunto de ícones a seguir:

Conclusão manual – ainda não marcada como concluída
Conclusão manual ativa (visível apenas para o professor)
Conclusão manual – concluído
Conclusão automática – ainda não marcada como concluída
Conclusão automática ativa (visível apenas para o professor)
Conclusão automática – concluído
Conclusão automática – concluído com nota de aprovação
Conclusão automática – concluído sem atingir a nota de aprovação
Tabela básica de ícones de conclusão.

Relatório de conclusão das atividades

Ao utilizar a funcionalidade de acompanhamento de conclusão, gestores e professores(as) contam com uma forma prática de acompanhar o progresso de seus estudantes através do relatório de conclusão das atividades.

Relatório de conclusão das atividades.

Professores(as) podem sobrepor a conclusão das atividades ao clicar nos ícones dentro do relatório de conclusão das atividades. Neste caso, a representação visual da ação de sobrepor a conclusão das atividades segue o padrão:

Conclusão automática – Sobreposto como não concluído
Conclusão automática – Sobreposto como concluído
Conclusão manual – Sobreposto como não concluído
Conclusão manual – Sobreposto como concluído
Tabela de ícones de sobreposição de conclusão.

Barra de progresso

A barra de progresso indica percentualmente o progresso total do estudante em um curso. Este percentual considera todas as atividades, incluindo atividades ocultas ou cuja restrição de acesso ainda não permita a visualização pelo estudante da atividade.

Captura de tela do bloco “Resumo dos cursos” no Painel do estudante.

É interessante notar que em cursos cuja a construção/adição de conteúdo é realizada durante sua execução, ou seja, com estudantes participando do curso, a barra de progresso pode gerar confusão.

Por exemplo, no curso “X” consta apenas as atividades do primeiro módulo. Ao concluir todas as atividades, a barra de progresso do estudante será apresentada com o valor atingido de 100% (cem por cento). Mais tarde é adicionado novas atividades do módulo seguinte, o Moodle calculará a porcentagem de conclusão baseado no total das atividades e o estudante verá que seu progresso diminuirá para refletir o novo total.

Quando utilizar o acompanhamento de conclusão, em cada atividade adicione uma breve explicação sobre os critérios de conclusão. É importante reforçar isto, pois os critérios podem variar de atividade para outra. Pode ser um quadro ou em tópicos, o importante é ser objetivo e estar visível.

Aproveite, também, para adicionar na página introdutória “sobre o curso” um explicação sobre o funcionamento das representações visuais de progresso no Moodle. 😉